0

Analisando Processos com htop

admin 21 de julho de 2012

O top é um dos programas mais utilizados no linux onde é possível obter informações sobre vários processos que estão  executando em seu sistema operacional e os recursos utilizados por eles ( tempo usado na CPU, detalhes sobre o uso da memória RAM, Swap,… ), continuamente.

O htop, assim como o top, mostra informações relativos a processos e recursos utilizados por eles, além de poder configurar prioridades e formas de visualizações mais dinâmicas, porém de forma mais interativa, entre outras.
A tela acima mostra a interface inicial do htop, verifiquem que o sistema demonstra varias opções na parte inferior que irão serem explicadas posteriormente e um overview do sistema operacional na parte superior. Veririque que inicialmente demonstra na parte superior esquerda a quantidade de memoria utilizada, assim como a swap, e na parte superior direita o load average, o uptime e a quantidade de processos.
F1 – Helper
O F1 é um guia rápido de utilização onde é possível verificar tudo que é possível fazer com o htop.
Verifique que, nesse guia, é possível entender as cores da tela principal relativo ao uso de CPU, memoria e SWAP, ou seja, com relação a CPU afirmando se o processo selecionado está executando com prioridade baixa, normal ou alta – com relação a memória se está sendo usada, em buffer ou em cache.
Verifique que, dentre as opções, é possível:
  • Percorrer entre os processos com as setas ( Arrows )
  • Pesquisar por digito ( Digits )
  • Procurar por nome de processo ( F3 ou / )
  • Taggear processos para fácil identificação ( Tag) e U para untag
  • Matar processos ( F9 )
  • Aumentar e dimunuir a prioridade dos processos ( F7 e F8 )
  • Definir a CPU em que o processo será executado
  • Filtrar processos por usuarios ( u )
  • Ordenador por CPU, memória e tempo de execução, ( P, M e T ), respectivamente.
  • Ordenar pelas colunas ( CPU, Memória, tempo, PID, User, Prioridade… )
O F1 é sem dúvida o mais consultado …. :)
F2 – Setup

Na opção do setup é possível configurar praticamente tudo do htop, da tela inicial, cores até as colunas que serão exibidas. Verifique a tela abaixo:
É possível configurar toda a tela e informação que o programa mostra na tela inicial. Verifique que na opção de métricas ( meters ), é possível configurar o que se visualiza, como podemos ver, está configurado, por default, na coluna da esquerda,  todas as CPUs dispoíveis no servidor, a memória e o swap. Na coluna da direita o total de tarefas, o load average e o uptime. Na ultima coluna da direita o setup mostra as colunas disponiveis, é possível configurar o programa da maneira desejada.
Podemos configurar as colunas que são demonstradas, as cores por processo, prioridade e opções de tela.
F3 – Search



No botão F3, podemos buscar por um processo na lista de programas em execução.
F5 – Tree
No botão F5, é possível demonstrar os processos em nível hierárquico, separando processos pais e seus filhos.
F7 e F8 Nice- e Nice+



Ajusta as prioridades do processo, basta apenas selecionar o processo  e apertar as teclas F7 ( aumentar o prioridade do processo, sinal de menos – ) e F8 ( dimunior a prioridade do processo, sinal de + ). Muito prático.
Veja:
F9 Kill

Mata o processo selecionado.



Esse programa é muito útil para uma análise mais precisa e muito mais interativo, tanto visualmente, quanto funcionalmente que o velho top.
Espero que tenham gostado.
AJUDEM O BLOG !!
Tagged with: ,

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!