0

Dicas LPI – Dispositivos SCSI, Coldpug e Hotplug

admin 26 de agosto de 2015

Os dispositivos SCSI possuem algumas particularidades em relação aos demais dispositivos de armazenamento. Podemos listar dois tipos de dispositivos SCSI:

  1.  8 bit ( 7 dispositivos, além da controladora);
  2. 16 bit ( 15 dispositivos e controladora).

A identificação de dispositivos de SCSI é feito por meio de um conjunto de três números (SCSI_ID), sendo:

  • Canais SCSI – Cada adaptador SCSI suporta um canal de dados, no qual são anexados os dispositivos SCSI. A numeração inicia-se no zero (0);

Abaixo exemplo de uma utilização dos dispositivos de armazenamento:

 

 

 

 

 

 

 

Na figura acima podemos identificar os seguintes dispositivos:

  • sda1 – Primeira partição do primeiro disco;
  • sdb1 – Segunda partição do primeiro disco;
  • sdb1 – Primeira partição do segundo disco;

Outros Detalhes:

ID do dispositivo – Cada dispositivo é atribuído um número ID único, alterável. A faixa de IDs vai de 0 a 7 por meio da controladora de 8 bits e 0 a 15 em controladora de 16 bits.

Número lógico da unidade (LUN) – Utilizado para determinar diferentes dispositivos dentro de um mesmo canal SCSI. Podendo indicar uma partição ou um dispositivo de fita específico.

/proc/scsi/scsi

Todos os dispositivos SCSI podem ser listados em /proc/scsi/scsi. Quando utiliza-se o comando scsi_info, o mesmo utiliza informações do arquivo citado acima para mostrar o SCSI_ID e o modelo do dispositivo solicitado.

Exemplo de utilização:

 

 

 

 

 

 

São diversos os componentes responsáveis por identificar o dispositivo e carregar o módulo correspondente. O sistema trata de maneira similar tanto os dispositivos internos fixos quanto os dispositivos removíveis, podendo assim, serem classificado como Coldplug e Hotplug.

Coldplug e Hotplug – Definições

Coldplug – Necessita de desligar a máquina. Exemplo: Dispositivos PCI e de armazenamento.

Hotplug – Não necessita de desligar a máquina para conectar dispositivos. Exemplo: Dispositivos USB.

O sistema hotplug foi incorporado ao Linux no kernel 2.6 podendo desta forma, disparar eventos quando um dispositivo é conectado. Assim quando é disparado um evento, o hotplug trabalha juntamente com udev, responsável pela atualização de dispositivos em /dev. O script /etc/init.d/hotplug (ou /etc/rc.d/rc.hotplug) é o responsável por disparar scripts agentes em /etc/hotplug para configurar aqueles dispositivos que já estavam presentes antes de a máquina ser ligada.

Dispositivos de armazenamento

Ao estudarmos orientação a objeto aprendemos como conceito principal que tudo é  orientado a objeto, porém, no universo Linux, aprendemos que tudo é arquivo, sendo cada dispositivo de armazenamento encontrado é identificado por um arquivo dentro do diretório /dev.

Tendo como exemplo esse arquivo (/etc/fstab) podemos constatar:

– Disco SATA (/dev/sda);

– Cd-Rom (/dev/cdrom);

– Dispositivo de disquete 3,5“ identificado como /dev/fd0.

Ao conectar um disco IDE teria como identificação /dev/hd. Discos SCSI também possui a mesma nomeclatura de um disco SATA (/dev/sd). Dispositivos SCSI será objeto de estudo do nosso próximo artigo, apresentaremos de forma sucinta esse dispositivo de armazenamento.

 

Fontes: http://sejalivre.org/coldplug-e-hotplug/ e http://sejalivre.org/dispositivos-scsi/

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!